Link dedicado

O link dedicado é um serviço desenvolvido especialmente para empresas que necessitam de conexão com total confiabilidade e gerenciamento de utilização. A Kyatera fornece uma conexão exclusiva ao cliente com um endereçamento de IP fixo e público, e o cliente contrata a banda desejada. Os orçamentos variam de acordo com a tecnologia de acesso a ser empregada e com a disponibilidade do serviço na localidade.

Tem como principais vantagens alta disponibilidade, confiabilidade total, autonomia de serviços para a internet, garantia de tráfego e acesso com qualidade.

Exemplo: Kyatera Link Dedicado
Público-alvo: grandes e médias empresas
Característica: velocidade garantida e simétrica, ou seja, tanto de download como de upload
Desvantagem: custo altíssimo no Brasil (por volta de R$ 750,00/mês por MB)
Vantagem: constância na velocidade de navegação

Link compartilhado

O link compartilhado é um serviço em que o seu computador é conectado diretamente a um provedor de internet comunitário, ou seja, divide a conexão com vários usuários. Dessa forma, a velocidade da internet pode oscilar, de acordo com o número de pessoas que estão conectadas naquele momento. As vantagens de adquirir esse tipo de serviço são o baixo custo, bem como a viabilidade e rapidez de instalação.

Exemplos: Speed, Virtua, Kyatera, etc.
Público-alvo: pequenas empresas e residências
Característica: são colocados vários clientes em 1 MB, e para cada cliente é dado um limite máximo de velocidade
Desvantagem: a velocidade varia conforme o número de clientes conectados
Vantagem: baixo custo (menos que R$ 120,00/mês por MB)

Os links de internet são normalmente estipulados em “Kbps” (kilobits por segundo) e downloads são medidos normalmente, em “KB/s” (kilobytes por segundo), e a relação entre eles é 1 KB/s = 8 Kbps, assim:

512 Kbps = 64KB/s
1 Mbpss = 125KB/s
2 Mbps = 250KB/s
4 Mbps = 500KB/s